Ideias são baratas – Brandon Sanderson

large2

“Quero escrever e criar”

Bom dia, hoje quero-vos falar de ideias. Ideias para escrita. Um amigo meu mostrou-me um vídeo de Brandon Sanderson, sobre “Ideas are cheap”, que se traduz em “ideias são baratas”. Deixo aqui o vídeo, para quem quiser e compreender inglês, sendo que não tem legendas – e falo mais sobre o vídeo a seguir.

Um dos pontos que ele primeiro fala é como as ideias são baratas. Por isso mesmo ele explica que se estamos trabalhando num livro à muito tempo, digamos 10 anos, e não saímos desse ciclo… é sempre melhor pô-lo de lado e trabalhar em algo paralelo, algo diferente, para então regressão ao livro inicial e como melhores escritores. Concordo com isto, visto que eu, pessoalmente, faço-o sem me aperceber e ajuda. Quando nos viciamos, por assim dizer, numa ideia, ficamos presos a uma ideia apenas. E a criatividade bloqueia, e não conseguimos abranger mais tópicos. Um escritor, já ouvi dizer em muitos lugares, deve escrever sobre diferentes assuntos, não só o que é confortável.  Mas se acharem que a vossa ideia inicial era boa, regressem sempre a ela! Uma dica minha, e que funcionou em termos não “de sucesso” mas de “motivação na escrita” é se a ideia mantém-se na vossa cabeça noite e dia, após dia após dia, então deve ser algo que devem trabalhar.

O segundo ponto que fez-me abanar a cabeça em tom afirmativo foi esta frase, que será o meu lema a partir de agora:

“Um bom escritor pega numa má ideia e faz um bom livro. Um mau escritor pega numa boa ideia e faz um mau livro”

Não quer dizer que se o que escrevemos sai mau, somos maus a escrever e deveriamos desistir. Não! Mas o que quer dizer é que, não estamos ainda no patamar certo e devemos trabalhar em melhorar, continuamente. Não há nada como um escritor perfeito, acho eu que estamos sempre a subir patamares, a tentar atingir algo que é melhor que o nosso escritor de agora. E se querem melhorar, então quer dizer que como eu, gostam mesmo de escrever e interessam-se em ser cada vez melhor. E isso significa mais que a “qualidade” do vosso trabalho, porque a “qualidade” vem com prática. E ponho qualidade em aspas, porque é assim que acho… não é que seja má qualidade, é só um texto pouco trabalho. Por vezes tem uma boa ideia, só não foi trabalhada ao máximo. Segunda vez, segunda tentativa, será muito melhor e a sua “qualidade” será de topo. Acreditem.

Só queria partilhar-vos isto, espero que gostem. E tenham um bom sábado.

signature2

 

Deixa uma resposta

