Mindfulness 3/3 – Técnicas + Links importantes

Técnicas de Mindfulness:

mindfulness20meditation2002-13-13

Básica Meditação Mindfulness

Senta-te em silêncio e foca-te na tua respiração natural ou numa palavra ou mantra, que repitam silenciosamente. Exemplos podem ser “sou livre” “eu importo”, ou qualquer mantra que tenha significado para vocês. Deixar pensamentos virem e irem, sem os julgarem, e regressar de cada vez ao focar-se na respiração e/ou no mantra. Ou seja, mesmo que aquele pensamento difícil venha, não desistir. Voltar a tentar, até dominar.

 

Sensações corporais

Prestar atenção a subtis sensações corporais, como uma comichão ou formigueiro, outra vez, sem julgar, e deixa-los passar. Prestar atenção a cada parte do corpo, desde a cabeça até aos dedos dos pés. Sentir a cabeça, sentir como a tua energia desce desde o topo da cabeça, para os ombros, libertando a tensão que lá existe (és livre a roda-los, sempre lentamente), para os braços, mãos, dedos (mexe os dedos lentamente), e sempre assim.

Sensorial

Nota no que vês, ouves, cheiras, sabor que sentes, e algo que sintas tocar-te. Dá-lhes nomes. “Eu vejo o meu computador, eu oiço os carros a passar na rua, eu cheiro… etc” sem julga-los, e deixa-os ir. Isto irá distrair a tua atenção desde o que te preocupa, para algo diferente, e manter-te em contacto com a realidade, o que por vezes pode ser o contrário do que nos sentimos – sentimo-nos cheio de energia negativa, cheios de stress, preocupações, que o estar no momento não ocorre. É normal, acontece a todos.

 

Emoções

Permite emoções a serem sentidas sem julga-las. Pratica, pratica de forma lenta e relaxada, o denominar as emoções. Por vezes sentimos-nos irritados, mas não conseguimos perceber até o momento em que explodimos. Esta é a altura de perceber o que estamos a sentir, dar-lhe um nome – “frustração”, “raiva”, “tristeza”, “solidão” – e seguir em frente. Libertar-nos delas.

 

Navegar impulsos

Ligar com os impulsos e desejos – por substância aditivas ou comportamentos destrutivos, por exemplo – e deixa-las passar. Apercebe-te de como o teu corpo sente-se assim que o impulso começa, e substitui o desejo do impulso pelo pensamento de que existe o certo conhecimento de que, sim, irá diminuir e brevemente não irá estar presente.

 

Links úteis:

Deixo aqui dois tipos de links úteis. Aplicações para telemóvel (gratuitas) com o objectivo de auxiliar nesta prática, e algumas páginas de internet que possam também auxiliar.

 

Apps:

Stop, Breath & Think  (iOS e Android)

Calm – Meditate, Sleep, Relax (iOS/Android)

Mindfulness- Take a Break (Android/iOS)

All About Mindfulness (Android)

Centered (iOS)

 

Links Uteis para exercícios de Mindfulness

http://www.7cups.com/exercises/mindfulness/

https://www.calm.com/

http://mindfulnessexercises.com/

 

Espero que tenham gostado desta série de posts sobre Mindfulness e…

 

Obrigada por lerem!

signature

Anúncios

Deixa uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s