Fecha os Olhos e Escreve #22

Sinto os meus pés tocarem esta areia. Fico parada no meio dela, sentido a brisa marítima fazer o meu cabelo esvoaçar. As ondas quebram ainda um pouco longe, mas o mar chega e acaricia os meus pés. Podem me chamar exagerada – mas és a minha vida. Sem ti, mar, eu morreria.
Movo lentamente pela água salgada que me arrefece lentamente os pés. Agora já chega aos meus joelhos, e mal consigo suportar esta ansiedade e desejo de mergulhar. Ando mais um segundos e sinto a água chegar-me ao umbigo. Dou um impulso e fecho os olhos, tento aguentar o máximo a respiração debaixo de ti, mas começo a ficar sem ar. Regresso á superfície e respiro bem fundo. Um sorriso percorre a minha boca e eu fico feliz.
És a minha vida.
Desde pequena venho cá. À mesma praia. Percorro a mesma areia. O mesmo mar. O mesmo lugar. Sinto-me com 5 anos novamente, e isso faz-me feliz. Sinto como se voltasse à altura em que fugia de ti, quando a tua temperatura era insuportável. Sinto como se voltasse à altura em que não queria sair, quando a tua temperatura me refrescava, nos dias de maior calor. É uma necessidade. É um vicio.
Quando digo que “sem o mar, morreria”, é porque é verdade. Passei já dias em que a linha do horizonte deste oceano era tapada por prédios altos, e senti uma tristeza percorrer-me. Sou como um peixe, mas o meu signo é um mamífero que consegue viver sem ti.
Mas eu não consigo. És tu quem me relaxa. És tu que me leva atrás no tempo. És tu, a minha inspiração. És tu que me pões este sorriso. E não és nenhum figura humana.
És apenas o mar, e isso basta-me.

24-06-2010

  • Elizabete Reis
Deixa uma resposta

