Inspiração #6

“Ninguém diz isto a quem é iniciante.
Quem me dera que alguém dissesse a mim.
Todos nós que fazemos trabalho criativo, nós começamos porque temos bom gosto.
Mas existe este intervalo.
Durante os primeiros anos que fazes coisas, não são assim muito boas. É tentar ser bom, tem potencial, mas não é. Mas o teu gosto, o que te fez entrar no jogo, isso sim é de matar. E o teu gosto é o que faz o teu trabalho desapontar-te. Muitas pessoas nunca ultrapassam essa fase, elas desistem. Muitas pessoas que conheço que fazem trabalho criativo interessante passaram por anos disto. Nós sabemos que o nosso trabalho não tem aquela coisa especial que queremos que tenha. Nós todos passamos por isso.
E se estás apenas começando ou ainda estás nesta fase, tens de saber que é normal e a melhor coisa que podes fazer é muito trabalho. Mete-te num prazo para que todas as semanas acabes uma história. Só ultrapassando um grande volume de trabalho é que vais fechar esse intervalo e o teu trabalho será tão bom quanto as tuas ambições. E levou-me mais tempo a descobrir isto mais do que alguém que alguma vez conheci. Vai demorar tempo. É NORMAL demorar tempo.
Só tens de lutar para ultrapassar isso.”

(texto traduzido de aqui)

Gosto muito de ver este vídeo quando sinto que todo o esforço que faço na escrita não faz o meu trabalho ficar melhor. Porque sei que ainda estou nessa fase, mas um dia não vou estar. E até sentir-me confortável, vou continuar a ver este vídeo e assegurar-me a mim própria de que SIM um dia vou estar orgulhosa do que sai das minhas ideias.

E não só para escrita! Se vocês fazem outro trabalho criativo (desenho, música, qualquer coisa) vale a pena ver este vídeo e repetir estas palavras sempre que for preciso. Escrevam estas palavras mil e uma vezes, façam cartazes, posters, desenhos ou memorizem-nas. Coloquem-nas no vosso quadro de cortiça, com ímanes no frigorifico ou até mesmo com fita-cola no vosso espelho da casa-de-banho. Não importa.

O que importa é que não desistam.

  • Elizabete Reis

P.S: Estou de volta! 

Deixa uma resposta

