Pequenos Momentos

Ainda estes dias apercebi-me de algo. Existe um dos meus posts que tem recebido mais visitas que todos os meus restantes textos. É o texto talvez que orgulhei-me mais antes de publicar porque – apesar de alguns dos meus temas serem coisas que nunca experienciei – e este ser um desses, as palavras fluíram bem no momento de transmitr ideias. Achei que deveria partilhar este pequeno momento, porque alegrou-me. Além de amanhã fazer oito meses que o publiquei.

O post a que me refiro é este.

Muitos dos meus textos vêem de coisas que observo e situações que vi em algum lugar ou aparelho de tecnologia. São coisas que fazem-me pensar “e se fosse eu?” e tento ver como reagiria, e como tal pessoa com tal traço de personalidade reagiria. Dependendo do que queira obter como resultado. É muito raro escrever sobre mim, mas também o faço. Vejo no meu primeiro texto por iniciativa própria que escrevi, que haviam muitos (quase todos?) pormenores que iam ter aos momentos que vivia naquela altura. Mas a partir daí não notei rápida associação da minha vida com a minha escrita. E esse texto que escrevi nesse dito post, não tem em nada a ver com o que passei. Mas quando escrevi… parecia que tinha passado, pois senti todas essas emoções enquanto o fazia, como se encarnasse essa personagem.

É hora de invocar o meu poema preferidos de todos os que já li:

“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.”

Este poema foi o que mais me fez adorar o 12º ano. Fernando Pessoa foi um grande poeta. Nunca digo isto vezes suficientes.

  • Elizabete Reis ❤
Deixa uma resposta

