Tenho um mau hábito…

… de ligar muito a erros ortográficos.

IMG_20150620_195446

Desculpem, mas até trocar um C por S, tolero. Há quem tenha dificuldade. Ou apenas não saber que C antes de I ou E, tem o mesmo som que S, e por isso colocar a maldita cedilha.

Mas… outra coisa é quando têm os dois erros na mesma palavra.

Havia outra frase, só que não consegui tirar fotografia, infelizmente. Dizia assim:

“Não à gente com a gente”

Sejamos honestos aqui, até esse erro eu cometi imensas vezes. A ausência do H ou a presença deste. Sabem um truque que me disseram, ou que descobri, não sei qual dos dois? Quando tem a ver com posse e existência, mete-se “Há”, pois vem do verbo “haver”. Caso contrário, “à” é suficiente. Cada um tem a sua mnemónica.

Isto incomoda-me, talvez mais porque não gostava do lugar onde estava.

Admito… sou má, por vezes. Não, sempre. Lembro-me que um dia vi uma imagem feita em photoshop em que seleccionarem a figura duma rapariga, para fazer o fundo atrás dela preto e branco, na imagem. Mas o pé dela ficou preto e branco. A minha amiga teve de puxar-me pelo braço porque, a meio do corredor da escola secundária, cheio, eu estava a reclamar como aquela montagem estava malfeita, e como não repararam no erro. Mais do que uma vez.

Se vêm “The Big Bang Theory”, uma colega minha diz que sou como o Sheldon Cooper. Se vêm percebem, ou senão… melhor nem saberem. Ficam com uma imagem errada de mim.

DISCLAIMER: Em nenhuma forma eu quero ofender alguém! Não disse que não sabiam escrever, só que precisavam de ter cuidado porque é um lugar público, não um diário privado. É preciso muito cuidado. É a imagem deles, aquelas frases. E mesmo que no meio de 20/30 pessoas, só eu e o meu pai reparamos nisso, alguém reparou. É um erro comum, até eu já cometi parecidos nos meus primeiros textos e foi a minha melhor amiga a corrigir. E ainda bem, agradeço-lhe. 

– Elizabete Reis ❤

3 thoughts on “Tenho um mau hábito…

Deixa uma resposta

